Combéqui

Identidade Visual
2021

Design: Lucas Loiola, Tatiana Araújo
Pesquisa e Estratégia: Águida Maria de Santana

Café + Comunidade

Três amigas se juntam para tomar café, compartilhar uma vibe única e transformar o mundo em um lugar melhor. Quando o Café Combéqui surgiu, Dani, Wânia e Chris ofereciam potes de café de pequenos produtores do entorno de Brasília para os seus amigos próximos. Essa rede foi aumentando e, além do café, nasceu a ideia de venderem canecas com a marca e vários outros produtos que impulsionasse a pequena produção, principalmente a sustentável e orgânica.

Quando se deram conta, a marca não falava apenas de café, mas da construção de uma comunidade que envolvia boas energias, preocupação com a natureza e um grande senso de colaboração.

Para consolidar essa comunidade foi desenvolvido um projeto de branding, que mapeou o portfólio da marca e estabeleceu uma plataforma de atributos para dar voz à toda vibe que girava em torno dela.

A primeira ação foi reformular o nome: depois de expandir seu portfólio e sua atuação, a palavra “Café” foi retirada do nome, pois agora o mix de produtos e atividades iam além dele. Café Combéqui, Pão de Queijo Combéqui, Repelente Combéqui, Sarau Combéqui, Moda Combéqui, tudo poderia fazer parte da mesma família.

Na sequência, a criação de uma identidade visual que emana o espírito autêntico da marca com cores que evocam natureza, criatividade e irreverência. O ícone desenvolvido soma todos esses atributos e, como ponto central, faz uma menção literal à semente da Combéqui: o grão de café. Para dar apoio à identidade, foram feitos também ícones e ilustrações que deixam tudo ainda mais colorido e reforçam a autenticidade necessária ao projeto.